Notícias

Postado em 13 de Julho de 2014 às 15h43

Mudanças climáticas podem causar mais cálculos renais

Estudo relacionou ondas de calor com o surgimento de pedras nos rins

As mudanças climáticas vão trazer mais dias de calor, provocando uma maior sudorese e desidratação nas pessoas, um fator chave para aumentar o risco dos cálculos renais, destacaram alguns cientistas em pesquisa publicada na revista Environmental Health Perspectives.

Foi encontrou uma relação entre dias quentes e pedras nos rins em 60 mil pacientes, que tiveram seus registros médicos analisados em Atlanta, Chicago, Dallas, Los Angeles e Filadélfia. Estima-se que cerca de 10% da população americana sofra de cálculos renais, que são mais comuns nos homens do que nas mulheres.

— Descobrimos que, à medida que as temperaturas diurnas sobem, há um rápido aumento da probabilidade de que os pacientes sofram de cálculos renais no transcurso dos 20 dias seguintes— afirma Gregory Tasian, urologista pediátrico e epidemiológico do Hospital Infantil da Filadélfia.

Os cálculos renais foram mais frequentes depois de três dias da ocorrência de uma onda de calor. Estes ocorrem quando substâncias como o cálcio e o fósforo alcançam uma concentração elevada demais na urina. Não ingerir uma quantidade suficiente de líquidos pode agravar o problema.

— A prevalência de cálculos renais foi aumentando nos últimos 30 anos, e podemos esperar que esta tendência continue, tanto em quantidade como em extensão da área geográfica, à medida que aumentam as temperaturas diurnas— alerta Tasian.

*AFP

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/
 

Veja também

Confira dicas para tratar a pele durante o inverno03/07/14Ressecamento, coceira e vermelhidão podem ser combatidos com uma boa hidratação A falta de hidratação natural deixa a pele seca e menos resistente às agressões dos fatores ambientais. Isso se deve a alteração no manto hidrolipídico - localizado na região mais superficial da pele, composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos - e deixa a pele com uma aparência opaca, áspera, com......
Descubra como controlar a caspa, dermatite que afeta homens e mulheres03/04/14Funcionamento inadequado das glândulas sebáceas faz com que a pele se renove em poucos dias Quando o assunto é saúde capilar, a caspa é, sem dúvida, umas das maiores preocupações entre homens e mulheres. Esse problema atinge de 2% a 5% da população, segundo estudos da Sociedade Brasileira de......
Ah, o amor! Saiba como a paixão ajuda a manter saúde em dia10/06/15Muita gente nem desconfia é que amar também faz muito bem à saúde. Pelo menos é o que garante uma série de pesquisas recentes sobre o tema Quem já sentiu o coração disparado, as mãos suadas, as bochechas rosadas e aquele friozinho gostoso na barriga já comprovou que o amor pode, sim, se refletir no nosso corpo. Mas o que muita gente nem desconfia é que......

Voltar para Notícias